Método:
Discussão em grupo a partir das seguintes propostas:
1. Roubo seguido de morte (tanto do assaltante quanto dos assaltados).
2. Tentativa de roubo frustrado.
3. Roubos à bancos e outras estabelecimentos. Propinas e Estelionato.
4. Casos inusitados (Por ex.: roubo à igrejas).
5. Identifique um caso em que o roubo deixou seqüelas na vida da pessoa
Roubo:
“Pega ladrão!” Esta seria talvez a tradução mais popular deste mandamento. Contudo, seu sentido não se esgota na simples contenção do furto como tal. Com este mandamento, Deus quer que trabalhemos para conservar a propriedade e os bens do próximo. Por um lado, fazemos isto quando não roubamos (Pv 29.24 O que tem parte com o ladrão aborrece a própria alma; ouve as maldições e nada denuncia; Ef 4.28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado), não sendo gananciosos e avarentos (Lv 25.35-36 Se teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então, sustentá-lo-ás. Como estrangeiro e peregrino ele viverá contigo. Não receberás dele juros nem ganho; teme, porém, ao teu Deus, para que teu irmão viva contigo; Lc 12.15ss Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus; Cl 3.5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria), e não sendo desonestos (Lv 19.35 Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida; Sl 37.21 O ímpio pede emprestado e não paga; o justo, porém, se compadece e dá; Jr 22.13 Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos, sem direito! Que se vale do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário).
Por outro lado, ajudamos a conservar a propriedade alheia sendo generosos no auxilio material do nosso próximo, ajudando-o a conservar o que tem e contribuindo para o seu bem estar (Mt 5.42 Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes; Hb 13.16 Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz; 1 Tm 6.17-19 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida). A contribuição para o sustento da igreja é também uma forma de cumprirmos este mandamento, não roubando do próprio Deus o que lhe é devido.
Deus quer nos alertar do perigo do amor ao dinheiro e aos bens materiais (1 Tm 6.10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores). Ele sabe que “onde está o teu tesouro ai está também o teu coração” (Lc 12.34 ), por isso Ele quer que coloquemos em primeiro lugar o seu Reino e promete que tudo o mais será acrescentado (Mt 6.33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas; Rm 8.32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?).
Reflita sobre estas passagens: Mt 16.26 “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”
e 1 Jo 3.17 Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?
Veja também:
-22.1272791-49.151845