Religiosidade popular

  
Batismo
Não se convida uma moça solteira para se madrinha de um menino se este for  seu primeiro afilhado esse for o primeiro filho do casal, pois ele terá dificuldade em encontrar namorado e manter o namoro e ela terá dificuldade em se relacionar com a sociedade. O mesmo acontece quando um rapaz é convidado para ser padrinho de um menino. Quando acontece o contrario, quando a moça é madrinha de um menino e o rapaz de uma menina e este é o primeiro filho do casal significa muito sucesso no amor. Essa situação já não vale para quem é casado[1]
Dentro do batismo existem um verdadeiro ritual aparte do litúrgico do culto.
Existem em alguns lugares o costume de entregar ao recém batizado uma caixinha com um cartão de lembrança. Geralmente os dizeres deste cartão expressam o desejo de que a pessoa tenha sucesso na vida geralmente junto na caixinha se coloca uma pena de galinha () um pedaço de tecido, um grão de feijão, Milho, sementes e aveia e trigo, fio de Cabelo humano e do rabo dum cavalo, fio de lã, uma agulha, linha de costura, migalha de pão, um pouco d terra, uma caneta e dinheiro.
Cada objeto desses tinha um significado.
A pena de galinha, para que o afiliado tivesse uma colcha de penas que era símbolo de segurança.
O pedaço de papel significava o desejo de que a criança se tornasse um professor ou uma pessoas estudada. Um pedaço de tecido, e um fio de linha para que a pessoas se tronasse uma boa costureira. Grãos de feijão e outras sementes significavam o desejo de que ela tivesse sucesso nas colheitas, o fio de cabelo do rabo do cavalo significava o desejo e que ela fosse dona de inúmeros animais, e também representava proteção contra acidentes com animais. Migalha de pão para que nunca tivesse falta de comida. Um pouco de terra parar que fossa proprietária de muitas terras. Dinheiro tem o sentido de riquezas.
 Não dar esse cartão era ofender os pais. Quando um padrinho não dá o cartão e a criança adoece, atribui-se a doença a negligencia do padrinho. Eles não contam isso ao padrinho mais tarde eles pendem para o padrinho dar um cartão para que a criança possa mais tarde ter uma lembrança do padrinho.
Outra coisa que o Padrinho não pode fazer é urinar no trajeto entre a casa e o local batismo. Se urinar no caminho a criança mesma depois de crescida vai urinar nas calças. Outra prática principalmente nas congregações livres é o batismo em casa. O problema aqui está na água principalmente se duas crianças fossem batizadas (menino e menina). Aquele eu fosse batizado por último teria conseqüências por ser a mesma água. Se fosse a menina que fosse a ultima ela teria barba, se fosse o menino ele não teria barba. Outro costuma era levar a água pra casa para ser usada como remédio, sendo benéfica para dor de barriga, dor de ouvido, sapinho, alergias, ferimentos entre outros. Ou ser colocada num pé de flor para se ter flores bonitas. Alguns ainda colocam a água debaixo do carinho ou da caminha da criança. Ali ela tem dupla função. Proteger a crianças de doenças e fazê-la crescer rapidamente. Alguns ainda tem o costume da balizar em sem a presença do pastor e ante do batismo oficial na igreja. Não se sabe ainda qual o significado desse batismo.
Sepultamentos
Não sepultar depois que desceu o sol.
Confirmação. 
Para alguns é o passe livre para ir ao baile ou para namorar.
Dependendo do casso os pais começam a pressionar o pastor para apresar a confirmação ou para segurar um pouco.
Benzeduras
As benzeduras estão de certa forma bem difundidas entre o povo brasileiro e razoavelmente bem aceitas pelos membros luteranos.
A época em que mais procuram as benzedeiras é entre natal e ano novo. Co isso querem espantar o mal e começar bem o ano novo. Nesse período não deixam nenhuma ferramenta ou roupa fora de  casa pois ela pode ser contaminada com o mal que foi tirado daquele que foi benzido. Esse mal paira por ai e pode bater na roupa e a pessoas que pegar na roupa toma sobre si o mal eu foi tirado de outra pessoa. Por isso também não se pode deixar a janela aberta nesse período. Principalmente durante a noite. Durante o dia não é tão perigoso mas a noite o mal pode entrar e contaminar toda a casa, e isso significa azar e tristeza por todo o ano.
Durante o ano a benzedura  procurada para os mais diversos problemas. A pessoas que pretende ser beneficiada pela benzedura pode ir pessoalmente ou alguém pode levar uma peças de roupa para benzer.  Até animais são benzidos.
E por ai se vai, são formas que demonstram a falta de conhecimento bíblico do nosso povo. E ela se perde devido a esta falta de conhecimento. Vamos ler a bíblia e deixar Deus ser Deus em nossa vida.
   



[1]  Ulrio Guilherme Fuchs  monografia 1985