Lutero-chave-Biblia: O pastor Lutero e sua contribuição para a teologia da pregação

Lutero-chave-Biblia. Neste conjunto de palavras vamos fazer a analise desta obra, Lutero O pastor, a mesma tem o objetivo de atrair pregadores para aprender cada vez mais sobre a chave para uma pregação na Bíblia.
Lutero é uma personalidade que, com o anúncio da Palavra, acordou, ressuscitou e redirecionou a vida da Igreja cristã, ele nunca ensinou que a proclamação da Palavra de Deus fosse tarefa exclusiva dos pastores.
Chave do ministério público (pastor) se distingue do sacerdócio geral (leigo) não pela competência, mas sim pelo chamado. O Pastor e leigos são Igreja e, como uma só equipe, estão envolvidos no cumprimento do Ministério da Pregação da Igreja e na construção do reino de Deus.
Admoesta e repreende os ministros que não exercem o seu ofício com responsabilidade, acusa, combate e condena os pregadores falsos e heréticos. E orienta, exorta e estimula pregadores fiéis para que procurem aprimorar-se no conhecimento, na habilidade na atitude, no preparo e na elaboração
de seus sermões.
de seus sermões.
Lutero, Chave, Bíblia:
Para o sermão ser a referência principal do culto, o pregador precisa pregar o que Deus registrou na Escritura, porque não há nada que prenda mais os ouvintes às
igrejas do que sermões úteis e claros.
igrejas do que sermões úteis e claros.
O pregador deve se ver, chamado por Deus para anunciar a sua Palavra. O conteúdo principal do sermão sempre deve ser cristocêntrico, o evangelho de Cristo, sempre deve ser o principal conteúdo das pregações. Os textos bíblicos devem ser bem pesquisados e, depois, o ensino da perícope deve ser bem elaborado e apresentado em ordem, com simplicidade, para que todos os ouvintes possam ouvir, compreender, reter e levar consigo a mensagem da salvação.
O sermão deve ser segundo a Sagrada Escritura, deve ser segundo o texto da perícope bíblica e deve ser segundo o contexto em que é anunciado.
A Bíblia é o grande Sermão de Deus que é composto por um número de pequenos sermões, com milhares de recados especiais aos povos. Devemos abrir o Grande Sermão de Deus, e anunciar e proclamar sua Palavra e administrar os Sacramentos (Batismo e Santa Ceia), a todos os povos, de todos os tempos, em todos os lugares.
Devemos valorizar sempre os ouvintes, e para tanto nos prepararmos bem para atingirmos os ouvintes que são o alvo da pregação.
Todos precisam conhecer e entender bem a Palavra de Deus, anunciada nos sermões. sempre buscar a simplicidade em todos os discursos e estar preocupado com os ouvintes especiais: as crianças, os empregados, e o povo simples.
O pregador deve preocupar-se com as diversas categorias de ouvintes: a idade, sexo, profissões, níveis sociais e culturais.
Saiba mais: