Como viver a vida na perspectiva de Jesus, fácil ou difícil?

Viver a vida na perspectiva de Jesus, fácil ou difícil?

 viver a vida
Texto: João 14.6
Jesus Cristo nos diz assim: “Eu sou o caminho, ( o único caminho) a verdade ( a única verdade) e a vida; ninguém vem ao Pai ( o desejo dos salvos), senão por mim” (João 14.6).
Jesus se apresenta: “Eu sou…”. Ele fala dele mesmo. E para entendermos bem, vamos pensar sobre “caminho”, “verdade” e “vida”.

Viver a vida é um desafio, Viver a vida é um presente. Será?

Na vida percorremos muitos caminhos. Conhecemos estradas asfaltadas, que  servem para trafegar rapidamente e onde é perigoso parar. Há caminhos pedregosos, fácil de cair e se machucar, outros cheios de curvas onde o cuidado deve ser redobrado. Há caminhos largos e outros estreitos. Caminhos com as margens bem aparadas e outros onde o mato invade a estrada. Todo caminho, porém, leva a um lugar, a um determinado destino. Tudo isto nos lembra a nossa convivência com Jesus que é o caminho. Se Jesus diz que ele é o caminho, então ele nos orienta para não nos perdermos no emaranhado de caminhos que se nos oferecem na vida, seja o caminho do conhecimento, o caminho da contemplação ou o caminho da ordem, leis. A figura do caminho nos mostra que na companhia de Jesus não podemos ficar parados ou acomodados. Estar com Jesus é se pôr a caminho, mesmo que este caminhar muitas vezes estará ligado com momentos baixos (difíceis) ou altos (fáceis, com calma e segurança) da vida, pois caminhar com Jesus é caminhar para um destino certo. E Jesus diz claramente para onde leva o seu caminho: para junto do Pai. Caminhar com Jesus é caminhar para eternidade junto de Deus-Pai. Jesus não é um caminho que leva a Deus, mas é o único caminho.
E Jesus fala em “verdade”.  Em nosso tempo, a palavra verdade perdeu a força, porque é  difícil encontrar pessoas que realmente falam toda a verdade em todas as situações da vida de uma pessoa. Têm meias verdades, que nos fazem de imediato “acreditar desconfiando” dos fatos ditos. Têm  as verdades duras de serem ditas e ouvidas devido os fatos. Certamente vocês já ouviram alguém dizer: “Agora eu vou lhe contar umas verdades explosiva!”, e assim todos já ficam esperando  e então sai de baixo por que vem chumbo grosso. Dizer a verdade é difícil, porque em  muitas vezes a represália é forte. Dizer a verdade para um amigo, pode-se correr o risco de ser mal-entendido e perder-lhe a amizade. Falar a verdade contra, por exemplo, traficantes, corre-se o risco de vida. Não é por nada que muitos não comentam o que ouvem e vêem e outros dão entrevista ao rádio ou TV com o rosto coberto e a voz modificada.
Tudo isto experimentamos com a palavra “verdade”. E dentro desta confusão é consolador saber que existe alguém em quem podemos confiar e que  sempre diz a verdade. E a verdade dita por Jesus, que está escrita na Bíblia, nos leva ao caminho certo e nos orienta em todas as situações da vida. Jesus não é apenas uma verdade, mas é a verdade.
Jesus também fala em “viver a vida” ou melhor “vida”.  Em nosso meio é muito comum ouvir duas afirmações sobre a vida. “Isto sim que é vida!” se ouve de uma pessoa que vê a outra folgando ou com um bom carro ou com muito dinheiro. Vida, neste caso, é ter muitos bens materiais. Mas, gente, saibam vocês que dinheiro não é tudo. Nos países mais ricos da Europa  bem como no Japão, o índice de pessoas que se matam é o mais alto no mundo, mesmo  não lhes faltando nada materialmente. Justamente por ter tudo materialmente e por ser pobres na fé,  muitos se sentem infelizes e tiram a suas próprias vidas, por não verem sentido. Para a felicidade e preciso deixar Deus participar de nossas vidas.
Outra  afirmação sobre a vida, se ouve, principalmente dos jovens: “Eu vou aproveitar bem a minha vida hoje, pois não sei o que vai acontecer amanhã”. Assim quero aproveitar bem a vida, pois ela é curta, desta forma vou a festas, bailes, jogos, bebendo, fumando e assim por  diante. Tudo isto para e muitos é  “aproveitar bem a vida”, menos ir à igreja, culto, oração. Será isto mesmo aproveitar a vida?

Viver a vida, Viver a vida, Viver a vida a qual preço.

Jesus nos mostra a verdadeira vida, que é em primeiro lugar uma vida cheia de gratidão a Deus. Depois é uma vida direcionada para a eternidade. Tendo em vista este alvo, não viveremos desperdiçando a vida ou invejando a vida de outros, mas procurando ajudar. Precisamos desta verdade! Hoje e sempre!!! Amém
Aproveite também: