Adorando: Herança Litúrgica Luterana- Como Cristão – Primeira parte
Deus é o centro da vida de cada cristão. O culto centraliza nossa vida em Deus. Quando crescemos na fé em Jesus, nosso Salvador, nossa vida de adoração (culto) também cresce. No entanto, o culto é constituído de vários elementos. Por isso, nós rendemos culto a Deus em lugares, maneiras e ocasiões diferentes.
Vale perguntar: rendemos culto a Deus de maneira correta? qual é a maneira correta? É lógico que, se vamos prestar culto a nosso Criador, Redentor e Santificador da melhor maneira possível, nós deveremos estar familiarizados com sua palavra. Para ter uma melhor compreensão do significado de culto, nós precisamos saber como os primeiros cristãos rendiam culto. Também é importante saber como os cristãos que os seguiram achegaram-se do trono da graça de Deus em louvor e adoração.
1. O QUE É O CULTO?
CULTO é a comunhão pessoal entre o indivíduo e Deus. É a resposta do homem a Deus, que sofreu por ele em Cristo. Na experiência do culto, precisamos estar inspirados em Cristo e no seu amor.
2. COMO PODEMOS PRESTAR CULTO?
De duas maneiras:
a) Como INDIVÍDUOS. Prestamos culto pessoalmente porque sentimos a necessidade de nos achegarmos a Deus em louvor e adoração.
b) Como GRUPO. Este culto é chamado de culto corporativo. No culto corporativo nós adoramos a Deus em conjunto com outros cristãos. A carta aos Hebreus nos recomenda (10.25): “Não deixemos de nos reunir…”. Por meio do culto corporativo, nós entramos em contato com Deus e com os nossos irmãos.
3. QUAIS OS PROPÓSITOS DO CULTO CRISTÃO?
Existem quatro razões principais para prestarmos culto a Deus:
a) AFIRMAÇÃO. Damos testemunho público de nossa fé.
b) CONSERVAÇÃO. Preservamos nossa fé. Esta fé é a linguagem comum dos cristãos.
c) EDIFICAÇÃO. Pelo fato de sermos convidados a entrar em comunhão com os mistérios de Deus, somos edificados na fé.
d) ADORAÇÃO E LOUVOR. Honramos e glorificamos a Deus por aquilo que ele é, por aquilo que ele fez, por aquilo que ele ainda fará por nós.