Uma definição…de Familia

DE FAMÍLIA



Como poderíamos definir o conceito de família?
         Poderíamos simplesmente recorrer a dicionários e procurarmos uma definição.   Mas preferimos procurar na escritura sagrada e obter dela o conceito de família. Para tentar compreender esse de forma mais breve, vamos limitar-nos a poucas passagens.
Efésios 2.19 …. já não sois mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da Família de Deus.
Uma tradução mais literal seria: “vocês são familiares de Deus” “vocês são da parentela de Deus” o contexto vem falando dos gentios que agora não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos do povo de Deus, ou seja, são membros da família de Deus. (Vilson Scholz IL 2005/2).
 Efésios 3.14-15 ….me ponho de joelhos diante do pai, de quem toma o nome toda família, tanto no Céu como sobre a terra a terra. (Almeida RA)
No mundo antigo não havia nações ou países como temos hoje. Uma das maneiras de falar de todas as pessoas era fazer referencia de todas as famílias. Aqui Paulo fala de “todas as famílias, tanto no Céu como na terra” parece que Paulo tem mente o seguinte: os vários grupos de pessoas sobre a terra e os anjos no Céu Forman (ou são ou tem) um único nome “FAMÍLIA”, família esta que tem alguém que é pai de todas as suas criaturas e este alguém é Deus. (Vilson Scholz IL 2005/2).
A humanidade iniciou com uma família. A família vem desde o início da criação (Gênesis 1.27-28). O Estado, a sociedade, a lei, a economia e a política podem ter surgido depois, mas a família vem desde as origens. Eram inicialmente apenas duas pessoas. Uma pequena família. E eles eram o povo de Deus. E foi aquela pequena família que recebeu a primeira bênção de Deus quando Ele disse: sejam fecundos, multipliquem-se e enchem toda a terra.

O PECADO AFETA A FAMÍLIA

Embora a queda não tenha conexão especifica com a família, as suas consequências recaem sobre a primeira família e seus descendentes. Após a quede tudo mudou e ultimamente perece que virou coisa fina falar sobre crise na família. A percepção que se tem é que a família está mudando. Será que isso é privilégio de nosso tempo? Será que existe um modelo de família que se mantém estável ao longo dos tempos?  A definição do que constitui uma família é flexível. Para muitos, é “um homem e uma mulher com uma ou mais crianças (que não são necessariamente os filhos daquele casal)”. Há, é claro, um padrão, um formato essencial, mas os contornos nem sempre são os mesmos. Portanto, os contornos da família se modificam com o passar do tempo. Resta saber se de tanto modificar os contornos, se a própria família está ou não correndo perigo!
Se olharmos para inicio da família ainda ali no Éden, podemos de certa forma dizer que a família é um pedaço do paraíso deixado ao homem aqui no mundo. E nós não podemos simplesmente jogar fora o pouquinho que nós resta do paraíso fazendo de conta como se ele nunca tivesse existido. 


A EDUCAÇÃO DE FILHOS

QUANDO COMEÇA A EDUCAÇÃO

Quando se deve começar a educar os filhos, passando-lhes aqueles valores que sabemos ser importantes, e necessários para todos os dias de sua vida? Talvez nós devêssemos responder esta pergunta dizendo: antes mesmo dos filhos nascerem! Ou antes, mesmo do casamento. Ainda no período em que o casal se prepara para o matrimônio talvez ali devêssemos refletir sobre a educação futura dos filhos que, com a graça e segundo a vontade de Deus, virão.


DE QUEM É O DEVER DE EDUCAR OS FILHOS

Muitas vezes vemos pessoas reclamando que nossa sociedade está à beira da falência e com razão vemos cada dia aumentando o numero de roubos e assassinatos, cada vez temos mais crianças nas ruas morando em baixo de viadutos pedindo esmolas nas esquinas e muitas vezes esquecemos que o alicerce de uma sociedade é a família. Uma sociedade forte e atuante não retira suas forças das associações, a sua força está na família, por isso convém sempre valorizarmos a família tirando tempo para os filhos ensinando os e viver de forma digna desde pequenos. Ensinar os filhos não é invenção humana isso é ordem de Deus quando ele diz em deuteronômio 6.6-7 guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las a seus filhos.
Embora Deus estivesse falando de suas leis isso se aplica a toda educação ela sempre deve iniciar em casa na família é ali que a criança adquire a base para viver na sociedade a escola é um espaço onde a criança pode ampliar suas relações e valores sociais que elas aprenderam em casa.
Os pais são os primeiros responsáveis pela educação da criança.  Os pais são autoridade constituída por Deus sobre os seus filhos e têm por isso a responsabilidade de educá-los tanto no campo material quanto (e principalmente) no campo espiritual. Por isso, o centro da educação é a família. A educação escolar propriamente dita colabora com os pais nesta tarefa, mas a base de uma boa educação se encontra na família. Pois é ela a responsável pela instrução moral e religiosa de seus filhos e por despertar neles o desejo de viver uma vida decente diante da sociedade.

OS PAIS DEVEM SER OS ESPELHOS DOS FILHOS

Como Pais precisamos estar conscientes que os filhos internalizam e copiam as nossas atitudes como pais.
A educação de filhos não pode ser feita de qualquer forma, mas ela deve ser um projeto e como todo projeto, precisa ter um norte e nesse sentido tudo o que a criança não puder fazer lá fora, não deverá fazer em casa. E tudo o que ela deve fazer lá fora que ela comece a fazer também dentro de casa; respeito pelas pessoas, ética no relacionamento, gratidão pelo prato de comida, esses são pequenos gestos que se a gente deixar de lado e não der valor pra elas dentro de casa dificilmente elas vão ser valorizadas fora de casa por isso que enfatizamos que a educação começa em casa.

Anúncios Google