Moisés – um líder de braços levantados para Deus

A importância no plano de Deus em livrar o povo de Israel do Egito. – Todos os passos de Moisés – do berço à sepultura, são diferentes, corajosos, vitoriosos, milagrosos e muito ligados às bênçãos e aos atos poderosos de Deus.
Em Êxodo 17 temos o relato da luta de Israel contra os amalequitas. E nesta luta enquanto Moisés estava com os braços levantados, Israel vencia e quando ele baixava o outro povo vencia. – Moisés não poderia vencer sozinho, ele precisou da ação de dois auxiliares, Arão e Hur, os quais auxiliaram e cada qual ficou ao seu lado para que os braços não baixassem.  COM OS BRAÇOS FORTES ERGUIDOS PARA O SENHOR DEUS. Israel venceu. – O exemplo de Moisés mostra que o trabalho do Senhor é feito em equipe, em parceria. Por isso a necessidade de sempre levantarmos os nossos braços na direção de Deus.
         Na igreja atual temos pastores e leigos que de tanto trabalho estão de braços cansados e joelhos moles. Estão precisando de auxiliares. – alguns pastores se matam, mas não pedem auxílio para os leigos. – E os leigos, servas, jovens estão prontos a ajudar, querem sustentar os braços do pastor e dos próprios leigos.
         Esta lição não havia tocado Moisés; E ele continuava a trabalhar de sol a sol para atender o povo de Israel em todas as questões das pequenas até as maiores e o povo sofria junto. – Jetro, o sogro de Moisés sugeriu que ele deveria escolher do povo, homens capazes e tementes para auxiliar no trabalho. Moisés aceitou o conselho e escolheu os auxiliares…
         Há momentos que o líder leigo da Igreja precisa parar; ouvir e aceitar o conselho de seu sogro, pai ou pastor – Sim! Leigos e pastores precisam parar; ouvir e aceitar conselhos de Deus e estes conselhos pode vir através do sogro, sogra, pai, mãe, amigo, dos irmãos na fé. É preciso aprender a OUVIR e muito.  
         Os pastores precisam aprender que o Senhor da Igreja não entregou todo o trabalho só para eles. Nem pediu que fizessem tudo sozinhos. Também aprender que a execução das tarefas foi entregue aqueles que são da igreja – pastores e leigos. – Deus deu a cada congregação leigos prontos e ansiosos para participar da equipe que constrói a Igreja e edifica o Reino de Deus.
Há milhares de leigos que deixaram suas marcas ao longo da história, exerceram um abençoado ministério sacerdotal. Mostrando e provando que os leigos de fato querem ser e são o braço forte da Igreja!