Esperar, Ajudar, Humilhar e Convidar.

,

Esperar, Ajudar, Humilhar e Convidar.

Esperar, Ajudar, Humilhar e Convidar.

   textos: Salmos 131; Provérbios 25. 2-10; Hebreus 13. 1-17 e Lucas 14. 1-14.

  Luterano-religar:

     Queridos no senhor Jesus Cristo, e esperar, ajudar, humilhar e convidar são verbos que estão presente nas leituras do texto santo de hoje. Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo possa abrir  nossos corações e mentes no meditar na sua palavra em nome de Jesus. Amém.
        Queridos irmãos o ser humano não gosta de esperar. Quantos de nós ficamos parados esperando o ônibus, ou numa fila para pagar alguma conta. Isso muitas vezes provoca em nós aborrecimento e até mesmo revolta. Isso acontece ou não?
        Com o povo de Deus ocorre o mesmo aborrecimento e revoltas. Nós participamos dos cultos, dia após dia, das programações da igreja e num belo dia descobrimos que não queremos mais esperar, isto é, participar. Olhamos os irmãos que não participa com a mesma freqüência  que nós e passamos a querer seguir o exemplo deles.
       Quantos de nós não está nesta situação ou já passou por ela. Pois é, vou viver a minha vida, afinal de contas ninguém tem nada com a vida e eu faço o que eu quiser.
       O texto do evangelho de Mateus, Jesus é convidado por um fariseu para jantar em sua casa. Isso no princípio deveria nos surpreender, pois os fariseus receberam de Jesus severas advertências. O amigo dos pecadores e publicano é também o amigo dos fariseus. Os motivos para este convite podem se vários, o texto fala que eles estavam observando as ações de Jesus.
          Jesus ver um doente, e cura o doente e depois também ver o procedimento dos convidados do fariseu.
        Olhando para minha igreja hoje e olhando para o texto do evangelho, fica claro, nós somos os doentes, bem como aquelas pessoas que observam a Jesus na casa do fariseu. Sim, nós.
       Começamos esta mensagem falando de esperar e vemos Jesus nos olhando e tendo paciência com cada um de nós, além disso, ele esta ajudando e convidando a cada um de nós para olharmos para nós mesmo no dia de hoje.

        É fácil para os nossos corações cheios do pecado pensar bem de nós mesmos e não pensar, nos outros. Assim como os fariseus do texto, que tentavam pegar Jesus numa armadilha tentando humilhá-lo, nós muitas vezes gostamos de pisar, nos outros e enganá-los. O meu coração me diz: “eu vou amar a mim mesmo com todo o meu coração, toda a minha alma e entendimento, e não vou amar ninguém como a mim mesmo”.

        Às vezes na igreja até somos humildes, mas usamos essa humildade para chamar a atenção e admiração das outras pessoas sobre nós mesmos. Eu sou bom, não sou como aqueles que não estão hoje aqui. Esse pensamento é enganoso. E do evangelho de hoje, Jesus nos ajuda a olharmos para todos como doentes que precisa de um médico.
         Sim doentes, Jesus convida cada um de nós a olharmos para nós e a partir dele ouvir o convite  da parte de Deus hoje, no Reino de Deus somos convidados.
       Jesus nos convida a entrarmos em seu reino através da palavra, batismo e da Santa Ceia que falam e apontam para o próprio Cristo.
           E diante deste banquete recebemos o seu perdão, amor, alegria e paz com Deus. Quanto à nossa pressa ela vai continuar a estar diante de nós, mas no tempo de Deus ele cuida de nós.
Jesus também nos ensina como sermos pessoas que convidam outras pessoas para o seu reino.
       Nós somos chamados por nosso senhor Jesus Cristo não somente para receber sua bênção como convidados, mas também, para repartimos essas bênçãos com as outras pessoas.
       Nós, como membros desta congregação temos a palavra de Deus, isto é, Cristo! Pura e clara para repartimos com os outros que estão precisando do consolo de Cristo, tanto em nossa congregação, em nosso bairro, em nossa escola e trabalho.

          A parábola se aplica a cada um de nós se acharmos que estamos com tudo e que o lugar de honra é nosso, podemos nos dar mal. Com Deus, as coisas não são como são entre nós. Deus enche de bens os famintos e despede vazios os ricos. Deus é livre para virar a mesa ou começar a fila na outra ponta. Os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. Os que chegaram primeiro vão ser atendidos por ultimo e os que chegaram por ultimo vão ser atendidos primeiros. (não tente isso na fila de atendimento do SUS). Quem se engrandece será humilhado e quem se humilha será engrandecido. Quem acha que esta com a bola toda, fica no banco de reservas; pior, nem é relacionado. Quem me trouxer o fardamento, vai sair jogando. Quem quer entrar por esforços próprios, construir sua própria escada, vai ver que não tem entrada por aquele lado. O único caminho é o caminho da humilhação.

          Como assim: o caminho da humilhação? Na verdade, nós já fomos humilhados. Como? No batismo, nós fomos crucificados com Cristo Jesus. Fomos expulsos da sala. Mas Deus nos deu nova vida, no batismo, pela fé. Em Jesus, fomos exaltados. Esta é a nossa honra, nossa glória. A exaltação de Cristo é também a nossa exaltação.
           Por isso agora podemos ser humildes. A rigor, só uma pessoa grande pode se fazer pequena. Sabemos que a gente nem merecia o convite de fazer parte da festa do Reino de Deus, a gente nem pergunta “onde é que eu sento?”, mas confessamos “desventurado homem que sou”(Rm 7.24). O que interessa não é onde você senta, mas que Deus garante  lugar para nós.
Isso é como ter que viajar de última hora: não interessa onde a gente senta; o que importa é consegui lugar para viajar… O resto é orgulho ou pensamento de seres humanos, que não são os pensamentos de Deus.

   Engraçado, no Antigo Testamento Deus exigia grandes sacrifícios e agora com Cristo como o grande sacrifício ele nos convida a ouvi-lo, só isso, é loucura. Cristo fez tudo por mim, Deus fez tudo por mim, o Espírito Santo nos chama pela sua palavra e nos congrega em torno de Cristo.

            Pastor o que eu devo fazer para ser salvo? O carcereiro fez a mesma pergunta ao apóstolo Paulo. A Resposta: Creia! Tenho que mudar de profissão? Creia! Deus te chamou assim como você está, doente como aquele que Jesus curou, mesmo prestando atenção na queda do irmão.

            Conta-se que um sapateiro teve um sonho, onde Jesus lhe apareceu. Jesus lhe pediu que fizesse um sapato para ele. O sapateiro, orgulhoso com o pedido de Jesus, fez o sapato para Jesus. Foi o sapato mais lindo que fizera em toda a sua vida. No dia marcado, desde cedo de manhã, estava ansioso à espera de Jesus. O dia foi passando e, já escurecendo e caindo neve, nada de Jesus aparecer. No final do dia, vinha um mendigo com os pés gelados e pediu ao sapateiro um calçado velho para aquecer seus pés. O sapateiro não tinha nenhum sapato velho. Chateado por Jesus não ter vindo, entregou o sapato que fizera para Jesus. À noite, quando estava dormindo, Jesus lhe apareceu e disse: “Obrigado pelo sapato lindo que fizeste para mim.” O sapateiro respondeu: “O Senhor não veio buscá-lo.” Jesus lhe disse: “Você está enganado. Aquele mendigo era eu.”

            Como viver agora com essa verdade: viva a vida, observe os 10 mandamentos que são a vontade de Deus para o ser humano se sentir vontade fale de sua salvação de graça conquistada por Cristo. Não queira o reino de Deus só para você.
            Somos convidados a participar do grande banquete de Deus, e este banquete já está entre nós, na Santa Ceia temos esta antecipação do grande banquete. Nesta refeição somos convidados pelo dono da casa, Deus. Ele nos da os melhores assentos e nos chama de amigos e irmãos e filhos.
            No Reino de Deus somos convidados e convidamos outros! Que nosso grande Deus e Pai mantenha nossos olhos afastados da confusão que acontece quando olhamos demais para nós mesmos e procuramos os primeiros lugares. Que Ele nos mantenha concentrados nos alvos diários e de toda a vida que Ele coloca para cada um de nós, como Seus convidados e como pessoas que convidam outras para o Seu Reino!
Que Ele nos faça aceitar o convite, com amor e humildade, levemos seu convite de salvação para outras pessoas que estão ao nosso redor, famintos de perdão e vida, para que eles, junto conosco, recebam a vida eterna no dia da ressurreição final! Amém.
Esperar, ajudar, humilhar e convidar. Que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. Amém

Luterano-religar:
by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *